terça-feira, 9 de agosto de 2011

Concreto: um material, diversas funções, importância incalculável.

O Concreto é um dos materiais mais importantes na construção civil.

Os romanos foram os primeiros a usar uma versão deste material conhecida por pozzolana. No entanto, o material só veio a ser desenvolvido e pesquisado no século XIX.

É constituído por areia, água, cimento e pedra. Esses materiais são encontrados a preços diversificados, de acordo com a região, mas sempre acessíveis.

O Concreto constitui as estruturas, sendo assim, associado aos "sistemas construtivos".

O concreto é um material com boa resistência à compressão. Resistências de 200Kgf/cm2 (20MPa) a 500Kgf/cm2 (50MPa) são as resistências de obras.
Porém, em um contraste a boa resistência à compressão, o concreto tem uma baixa resistência à tração. Em uma relação das duas, a resistência à tração equivale a aproximadamente 10% a da compressão.

Como um material de propriedades tão diferentes a compressão e a tração, o comportamento do concreto pode ser melhorado aplicando-se a protensão(compressão prévia) nos locais onde as solicitações geram tensões de tração.

Concreto Armado


O Concreto em si, é um material com resistência à compressão. Mas, como já dito, tem uma baixa resistência à tração, e para uma melhora no desempenho, pode-se receber Armaduras Metálicas, virando assim o Concreto Armado.

Para obter um concreto de qualidade, avaliado de acordo com sua finalidade, devem ser efetuadas com precisão as operações básicas de produção do material, que podem influenciar nas propriedades do concreto.

As operações que devem ser seguidas passo-a-passo são as seguintes:

  • Dosagem: Estudo empírico ou não que indica as proporções e quantificações dos materiais componentes da mistura, a fim de obter um concreto com determinadas características previamente estabelecidas.
  • Mistura: Dar homogeneidade ao concreto, isto é, fazer com que ele apresente o mesmo proporcionamento em qualquer ponto de sua massa sem segregação dos constituíntes.
  • Transporte: Levar o concreto do ponto onde foi preparado ao local onde será aplicado, podendo ser dentro da obra ou para ela, quando misturado em usina.
  • Lançamento: Colocação do concreto no local de aplicação, em geral, nas formas. Começa-se após 2 a 4 horas a "pega",(perda do abatimento e consequentemente endurecimento e ganho de resistência), dependendo da quantidade e do tipo de cimento.
  • Adensamento: Espalhamento e conformação do concreto, procurando eliminar o ar aprisionado, além de preencher totalmente as formas - ganho de resistência. Usa-se vibrar o concreto com vibradores mecânicos, devendo-se evitar o excesso ou pouca vibração.
  • Cura: Conjunto de medidas com o objetivo de evitar a perda rápida de água(entenda "Evaporação") pelo concreto nos primeiros dias, água essa necessária para reação de hidratação dos constituíntes da pasta de cimento. Existem diversas formas para cura adequada do concreto, seja ela úmida, a vapor, química ou uso de material impermeabilizante, dificultando a saída de água. A cura inadequada pode ocasionar fissuras de retração plástica consequentemente maior permeabilidade e porosidade, assim menor durabilidade. Normalmente a resistência de projeto é atingida após vinte e oito dias da aplicação.
Estrutura de Concreto Armado