segunda-feira, 28 de maio de 2012

Demolição Controlada

Conheça a desmontagem controlada, da suas características à comparações com o modo convencional.

       O mais convencional do nosso blog seria falar de construir, técnicas construtivas e afins. Mas hoje falaremos de demolição, mais precisamente sobre Demolição controlada.
A demolição controlada, é o procedimento onde a estrutura ou edificação é desmontada, no literal da palavra. Na demolição normal, seja por completo ou em uma parte, é feita sem distinção nenhuma, o todo é demolido.  Já no processo de desmontagem, o trabalho é controlado, feito em segmentos e os materiais assim separados. O procedimento busca então  aproveitar materiais que antes seriam descartados como entulho. Assim uma estrutura, uma certa peça de alvenaria, madeiras, aço, podem ser aproveitados. Esse procedimento tem dois viés, um econômico e um ecológico. Economiza-se bastante com o aproveitamento, e do lado ecológico, diminui-se o numero de entulho nos aterros, muitas vezes despejados de qualquer maneira. Outro fato importante é a diminuição de ruídos e poeira nos arredores da construção, o que é causado pela demolição convencional. Assim a desmontagem controlada pode se operar  em uma fabrica, e a mesma fabrica poder continuar operando, sem atrapalhar muito a atividade industrial. Do mesmo modo uma reforma  pede o mesmo processo, para não alterara rotina local. A questão da logística é primordial para o sucesso do processo, já que é dificultoso a movimentação e armazenamento, levando em conta áreas movimentadas e habitadas, mais difícil ainda.

O Processo

      Normalmente a desmontagem controlada é feita na ordem inversa do que foi construído, e na seguinte sequência:

·                      Remoção de esquadrias, portas, janelas, sistema de água e energia;
·                     Telhado e estrutura de sustentação;
·                  Estrutura de concreto, alvenaria, contrapiso (no caso de uma construção com mais pavimentos, sempre do andar superior para o inferior).

 Os Equipamentos mais usados no processo

·                     Rompedores: Fragmentam os componentes ( podem ser pneumáticos ou hidráulicos);
·                     Pulverizadores: Seguram, tombam, fragmentam .
·                    Tesouras: Seguram e cortam (força hidráulica).

______

       A desmontagem controlada, por ser um procedimento novo, e no Brasil, mais recente ainda, torna muito caro o mercado das maquinas e toda tecnologia envolvida.  A acessibilidade das empresas ainda é pequena, mas como avanço das questões sustentáveis talvez no futuro seja viável, já que a construção civil é a atividade que mais utiliza dos recursos naturais. Se não é  possível ainda reduções significativas , pelo menos a redução de entulhos beneficiaria o meio ambiente e a sociedade.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Trânsito brasileiro e sua situação caótica

Um dos grandes problemas da sociedade atual é, sem dúvidas, o trânsito na maioria das cidades brasileiras. Esse problema não tem local específico, atingindo de grandes centros à pequenas cidades, causando transtornos e estresse aos que necessitam desse meio para se locomoverem.
Congestionamentos, confusões, estresse, infrações e até crimes são alguns dos problemas que encontramos no trânsito terrível que perdura pelo país. O que fazer para mudar, o que se deve fazer frente algumas situações e a evidenciação de alguns fatos serão levantados agora.

A atual situação


Todo cidadão tem o direito de ir e vir, e isso todos nós sabemos graças à nossa Constituição Federal. Mas o que se vê hoje em dia é que esse direito é "sonegado" do cidadão que necessita utilizar o transporte terrestre. Grandes congestionamentos, somados com a falta de investimento - ou investimento errado - agravam uma situação que já está transbordando. Pode se dizer que grande parte dos problemas diários são resultado de horas e horas parados em uma via congestionada e mal conservada. Esses problemas se agravam com o passar do tempo e podem ter um preço desagradável com o passar do tempo e com a repetição dos fatos.

Os agravantes


Alguns fatos colaboram para a piora da situação do nosso trânsito e devem ser levados em conta. Anualmente, a frota de carros de nossas cidades crescem em ritmo desordenado, frutos de financiamentos e de créditos tentadores que facilitam a aquisição de um automóvel com certas facilidades. Somados à isso temos uma sociedade consumista que busca sempre algo novo, e a aquisição de bens como o automóvel é sempre um sonho do cidadão. Frente à esse acréscimo desordenado de veículos temos vias com o asfalto mal conservado e ruas com projetos ultrapassados, incapazes de suportar uma frota inflamada como a que temos nos dias de hoje.
Existem, também, outros fatos que agravam a situação do trânsito nos dias de hoje e são eles dois dos mais importantes: o descaso das autoridades e responsáveis e a negligência dos cidadãos e usuários do trânsito. Os investimentos necessários para que alguns desses problemas fossem selecionados não são feitos e somados com a irresponsabilidade de grande parte dos motoristas, já acomodados com a situação, acabam por piorar uma situação que já é ruim.

Resultados nada agradáveis


Andando paralelo à tudo isso está a qualidade de vida dos cidadãos. Diante de todos esses problemas evidenciados, temos, resultante disso, um agravamento na qualidade de vida, tendo em vista os efeitos do trânsito e de seus problemas para o cidadão e usuário. Ruídos, poluição, poluição sonora, estresse, exposição a temperaturas elevadas e até agressões físicas são algumas das situações que podemos verificar nesses casos. Todos esses problemas são causados ou agravados frente à isso e devem ser levados com seriedade, para que não causem danos maiores no futuro.

Solução e remediação

Para a solução desse problema, temos algumas sugestões que podem se não solucionar, pelo menos, suavizar o caso.

- Investimento em transporte coletivo: Talvez o mais importante e necessário à se fazer é o investimento correto em meios de transporte coletivo. Com um transporte coletivo de qualidade o número de motoristas, e consequentemente de carros, tende a diminuir e o trânsito fluir com mais qualidade.

- Adequação das vias para o tráfego atual:  Reformar algumas(a maioria) das vias de tráfego do país se faz necessário quando podemos perceber que elas já não suportam o fluxo de veículos atual. Com projetos ultrapassados e estrutura mal conservada, elas servem também como um agravante dessa situação.

- Educação dos cidadãos: Partindo do princípio da Cidadania, vemos que cada cidadão deve fazer sua parte para que, assim, possa exigir e cobrar seus direitos. Ser cidadão é ter respeito pelo seu território e seu município, diferente do que vemos nos dias de hoje. Educação no trânsito é necessária e deve ser passada como uma lição de cidadania.







quarta-feira, 2 de maio de 2012

O Engenheiro Civil e o seu perfil

Você, estudante de engenharia ou admirador da profissão, já se perguntou qual a função e o perfil do Engenheiro Civil ? Essa é uma questão importante, pois dita se determinadas pessoas têm ou não afinidade com a profissão.

Da questão profissional

Se frisarmos somente a questão profissional do ramo, o Engenheiro Civil é o responsável por projetar, calcular, executar e fiscalizar as obras referentes à construção civil, englobando as mais diversas áreas. Um profissional de Engenharia Civil tem atribuição para, de acordo com sua formação, ser o responsável por obras com finalidades e proporções diversas. Alguns ramos são diferentes dos outros e necessitam de um estudo mais aprofundado ou de uma experiência maior, de acordo com a ambição do profissional. Um Engenheiro Civil responde por obras, por exemplo, de:

- Saneamento básico;
- Residenciais;
- Comerciais;
- Geotécnicas.

Da questão social

Como um profissional que exerce função importante no desenvolvimento ecônomico das cidades, o Engenheiro Civil tem também importância social relevante. O Engenheiro civil é o responsável por projetar e executar obras que interferem de maneira significante na vida dos cidadãos. Obras essas de mobilidade urbana, desenvolvimento social, ascensão econômica e outras, que resultam em mudanças agudas - ou não - na vida dos habitantes. De acordo com as projeções e necessidades de um determinado local, o Engenheiro deve se conscientizar que seu trabalho interfere no cotidiano de uma cidade, de um bairro, ou de uma rua, devendo assim ter noção que sua profissão deve ser executada com maestria e responsabilidade.

Considerações

Diante dos fatos apresentados e dos demais conhecimentos adquiridos ao longo da vida, você estudante ou profissional de Engenharia deve se conscientizar que todos os seus trabalhos refletem diretamente na sociedade e, por isso, deve ser dotado de ética e coerência. Ser um Engenheiro é ter grandes responsabilidades, mas também ter grandes poderes. Poderes esse de execução, projeção e raciocíonio diferenciados.