segunda-feira, 2 de julho de 2012

Como se formar um Calculista ?

É notório que durante a graduação o estudante tenha dúvidas sobre a "área" que irá seguir após a conclusão de seu curso. Grande parte dos ingressos nas universidades têm como objetivo ser um Engenheiro Calculista, pela fama que este "ramo" carrega. Por ser a área mais difícil e mais exigente, ela necessita de uma preparação ainda maior em relação a algumas outras áreas. Neste post tentaremos ilustrar um pouco mais essa profissão para que você possa tirar suas dúvidas ou, se não, conhecer mais da área.

O que faz um Engenheiro Calculista:


Um Calculista é responsável pelo setor de cálculo nas estruturas das construções, tais como as reações, os esforços e as deformações e, após, calcular e dimensionar as peças necessárias para suportar esses esforços sem grandes danos, comprometendo assim sua utilização.

Como ser um Engenheiro Calculista:


Para se "formar" um Calculista é necessário que você esteja atento às matérias que se referem à Estruturas no decorrer da Graduação, tais como: Mecânica dos Sólidos, Estática das Estruturas, Resistências dos Materiais, Hiperestática dentre outras.

O que essa área exige:


Esta área exige um pouco, ou muito, mais dos profissionais que algumas outras por se tratar de uma área delicada, em que os erros devem ser quase nulos. É uma área que exige um esforço maior e uma dedicação extra. Os profissionais que optam por essa área costumam leva-la para toda sua carreira profissional, mostrando que, às vezes, a prática pode facilitar este segmento.