quarta-feira, 2 de maio de 2012

O Engenheiro Civil e o seu perfil

Você, estudante de engenharia ou admirador da profissão, já se perguntou qual a função e o perfil do Engenheiro Civil ? Essa é uma questão importante, pois dita se determinadas pessoas têm ou não afinidade com a profissão.

Da questão profissional

Se frisarmos somente a questão profissional do ramo, o Engenheiro Civil é o responsável por projetar, calcular, executar e fiscalizar as obras referentes à construção civil, englobando as mais diversas áreas. Um profissional de Engenharia Civil tem atribuição para, de acordo com sua formação, ser o responsável por obras com finalidades e proporções diversas. Alguns ramos são diferentes dos outros e necessitam de um estudo mais aprofundado ou de uma experiência maior, de acordo com a ambição do profissional. Um Engenheiro Civil responde por obras, por exemplo, de:

- Saneamento básico;
- Residenciais;
- Comerciais;
- Geotécnicas.

Da questão social

Como um profissional que exerce função importante no desenvolvimento ecônomico das cidades, o Engenheiro Civil tem também importância social relevante. O Engenheiro civil é o responsável por projetar e executar obras que interferem de maneira significante na vida dos cidadãos. Obras essas de mobilidade urbana, desenvolvimento social, ascensão econômica e outras, que resultam em mudanças agudas - ou não - na vida dos habitantes. De acordo com as projeções e necessidades de um determinado local, o Engenheiro deve se conscientizar que seu trabalho interfere no cotidiano de uma cidade, de um bairro, ou de uma rua, devendo assim ter noção que sua profissão deve ser executada com maestria e responsabilidade.

Considerações

Diante dos fatos apresentados e dos demais conhecimentos adquiridos ao longo da vida, você estudante ou profissional de Engenharia deve se conscientizar que todos os seus trabalhos refletem diretamente na sociedade e, por isso, deve ser dotado de ética e coerência. Ser um Engenheiro é ter grandes responsabilidades, mas também ter grandes poderes. Poderes esse de execução, projeção e raciocíonio diferenciados.

Um comentário: