segunda-feira, 28 de maio de 2012

Demolição Controlada

Conheça a desmontagem controlada, da suas características à comparações com o modo convencional.

       O mais convencional do nosso blog seria falar de construir, técnicas construtivas e afins. Mas hoje falaremos de demolição, mais precisamente sobre Demolição controlada.
A demolição controlada, é o procedimento onde a estrutura ou edificação é desmontada, no literal da palavra. Na demolição normal, seja por completo ou em uma parte, é feita sem distinção nenhuma, o todo é demolido.  Já no processo de desmontagem, o trabalho é controlado, feito em segmentos e os materiais assim separados. O procedimento busca então  aproveitar materiais que antes seriam descartados como entulho. Assim uma estrutura, uma certa peça de alvenaria, madeiras, aço, podem ser aproveitados. Esse procedimento tem dois viés, um econômico e um ecológico. Economiza-se bastante com o aproveitamento, e do lado ecológico, diminui-se o numero de entulho nos aterros, muitas vezes despejados de qualquer maneira. Outro fato importante é a diminuição de ruídos e poeira nos arredores da construção, o que é causado pela demolição convencional. Assim a desmontagem controlada pode se operar  em uma fabrica, e a mesma fabrica poder continuar operando, sem atrapalhar muito a atividade industrial. Do mesmo modo uma reforma  pede o mesmo processo, para não alterara rotina local. A questão da logística é primordial para o sucesso do processo, já que é dificultoso a movimentação e armazenamento, levando em conta áreas movimentadas e habitadas, mais difícil ainda.

O Processo

      Normalmente a desmontagem controlada é feita na ordem inversa do que foi construído, e na seguinte sequência:

·                      Remoção de esquadrias, portas, janelas, sistema de água e energia;
·                     Telhado e estrutura de sustentação;
·                  Estrutura de concreto, alvenaria, contrapiso (no caso de uma construção com mais pavimentos, sempre do andar superior para o inferior).

 Os Equipamentos mais usados no processo

·                     Rompedores: Fragmentam os componentes ( podem ser pneumáticos ou hidráulicos);
·                     Pulverizadores: Seguram, tombam, fragmentam .
·                    Tesouras: Seguram e cortam (força hidráulica).

______

       A desmontagem controlada, por ser um procedimento novo, e no Brasil, mais recente ainda, torna muito caro o mercado das maquinas e toda tecnologia envolvida.  A acessibilidade das empresas ainda é pequena, mas como avanço das questões sustentáveis talvez no futuro seja viável, já que a construção civil é a atividade que mais utiliza dos recursos naturais. Se não é  possível ainda reduções significativas , pelo menos a redução de entulhos beneficiaria o meio ambiente e a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário