sexta-feira, 1 de junho de 2012

Código de Obras

Toda cidade tem seu desenvolvimento direta ou indiretamente ligado ao aumento de construções em seus limites. Essas construções contribuem de maneira crucial para o crescimento do local pois, consequentemente, surgem novos comércios, novos moradores, novos estabelecimentos e isso gera mais receita à Prefeitura. Para que esse crescimento não seja, em tese, desordenado e não influencie na vida dos demais cidadãos, as Prefeituras normatizaram os processos de Construção, Reforma e Edificações através dos Códigos de Obras Municipais.


O QUE É UM CÓDIGO DE OBRAS?


Um Código de Obras tem como finalidade normatizar e regulamentar as obras e edificações que se instalam nas cidades. Este Código serve como Lei Municipal e rege todas as edificações, seja de fim residencial ou comercial, que são construídas e/ou reformadas. O Código de Obras tem, separadas em capítulos e parágrafos, todas as normas que se devem ser seguidas durante o processo de construção e reforma de um local. Cada Município, de acordo com sua demanda, tem seu Código de Obras.

O QUE CONTÉM UM CÓDIGO DE OBRAS?


Em um Código de Obras contém, nada mais nada menos, do que a especificação do que a sua obra pode ou não conter, de acordo com a normatização do município. Desde documentação até aspectos construtivos, o Código de Obras orienta o cidadão a como construir sem infringir as leis. Podemos encontrar em um Código de Obras normatizações que se referem a, por exemplo:

- Habite-se ;
- Lei de Uso e Ocupação ;
- Normas de Construção(recuo, corredor);
- Regulamentação da Obra;

CONSEQUÊNCIAS DO NÃO CUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE OBRAS


O não seguimento das orientações e normatizações contidas no Código de Obras podem implicar em consequências graves para o proprietário do local a ser construído ou reformado. Essas consequências, em forma de pena, vão desde multas, até embargamentos e demolição do local, desde que esse tenha irregularidades irreversíveis e infrinjam as leis locais e interfiram no cotidiano dos demais cidadãos.











segunda-feira, 28 de maio de 2012

Demolição Controlada

Conheça a desmontagem controlada, da suas características à comparações com o modo convencional.

       O mais convencional do nosso blog seria falar de construir, técnicas construtivas e afins. Mas hoje falaremos de demolição, mais precisamente sobre Demolição controlada.
A demolição controlada, é o procedimento onde a estrutura ou edificação é desmontada, no literal da palavra. Na demolição normal, seja por completo ou em uma parte, é feita sem distinção nenhuma, o todo é demolido.  Já no processo de desmontagem, o trabalho é controlado, feito em segmentos e os materiais assim separados. O procedimento busca então  aproveitar materiais que antes seriam descartados como entulho. Assim uma estrutura, uma certa peça de alvenaria, madeiras, aço, podem ser aproveitados. Esse procedimento tem dois viés, um econômico e um ecológico. Economiza-se bastante com o aproveitamento, e do lado ecológico, diminui-se o numero de entulho nos aterros, muitas vezes despejados de qualquer maneira. Outro fato importante é a diminuição de ruídos e poeira nos arredores da construção, o que é causado pela demolição convencional. Assim a desmontagem controlada pode se operar  em uma fabrica, e a mesma fabrica poder continuar operando, sem atrapalhar muito a atividade industrial. Do mesmo modo uma reforma  pede o mesmo processo, para não alterara rotina local. A questão da logística é primordial para o sucesso do processo, já que é dificultoso a movimentação e armazenamento, levando em conta áreas movimentadas e habitadas, mais difícil ainda.

O Processo

      Normalmente a desmontagem controlada é feita na ordem inversa do que foi construído, e na seguinte sequência:

·                      Remoção de esquadrias, portas, janelas, sistema de água e energia;
·                     Telhado e estrutura de sustentação;
·                  Estrutura de concreto, alvenaria, contrapiso (no caso de uma construção com mais pavimentos, sempre do andar superior para o inferior).

 Os Equipamentos mais usados no processo

·                     Rompedores: Fragmentam os componentes ( podem ser pneumáticos ou hidráulicos);
·                     Pulverizadores: Seguram, tombam, fragmentam .
·                    Tesouras: Seguram e cortam (força hidráulica).

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       A desmontagem controlada, por ser um procedimento novo, e no Brasil, mais recente ainda, torna muito caro o mercado das maquinas e toda tecnologia envolvida.  A acessibilidade das empresas ainda é pequena, mas como avanço das questões sustentáveis talvez no futuro seja viável, já que a construção civil é a atividade que mais utiliza dos recursos naturais. Se não é  possível ainda reduções significativas , pelo menos a redução de entulhos beneficiaria o meio ambiente e a sociedade.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Trânsito brasileiro e sua situação caótica

Um dos grandes problemas da sociedade atual é, sem dúvidas, o trânsito na maioria das cidades brasileiras. Esse problema não tem local específico, atingindo de grandes centros à pequenas cidades, causando transtornos e estresse aos que necessitam desse meio para se locomoverem.
Congestionamentos, confusões, estresse, infrações e até crimes são alguns dos problemas que encontramos no trânsito terrível que perdura pelo país. O que fazer para mudar, o que se deve fazer frente algumas situações e a evidenciação de alguns fatos serão levantados agora.

A atual situação


Todo cidadão tem o direito de ir e vir, e isso todos nós sabemos graças à nossa Constituição Federal. Mas o que se vê hoje em dia é que esse direito é "sonegado" do cidadão que necessita utilizar o transporte terrestre. Grandes congestionamentos, somados com a falta de investimento - ou investimento errado - agravam uma situação que já está transbordando. Pode se dizer que grande parte dos problemas diários são resultado de horas e horas parados em uma via congestionada e mal conservada. Esses problemas se agravam com o passar do tempo e podem ter um preço desagradável com o passar do tempo e com a repetição dos fatos.

Os agravantes


Alguns fatos colaboram para a piora da situação do nosso trânsito e devem ser levados em conta. Anualmente, a frota de carros de nossas cidades crescem em ritmo desordenado, frutos de financiamentos e de créditos tentadores que facilitam a aquisição de um automóvel com certas facilidades. Somados à isso temos uma sociedade consumista que busca sempre algo novo, e a aquisição de bens como o automóvel é sempre um sonho do cidadão. Frente à esse acréscimo desordenado de veículos temos vias com o asfalto mal conservado e ruas com projetos ultrapassados, incapazes de suportar uma frota inflamada como a que temos nos dias de hoje.
Existem, também, outros fatos que agravam a situação do trânsito nos dias de hoje e são eles dois dos mais importantes: o descaso das autoridades e responsáveis e a negligência dos cidadãos e usuários do trânsito. Os investimentos necessários para que alguns desses problemas fossem selecionados não são feitos e somados com a irresponsabilidade de grande parte dos motoristas, já acomodados com a situação, acabam por piorar uma situação que já é ruim.

Resultados nada agradáveis


Andando paralelo à tudo isso está a qualidade de vida dos cidadãos. Diante de todos esses problemas evidenciados, temos, resultante disso, um agravamento na qualidade de vida, tendo em vista os efeitos do trânsito e de seus problemas para o cidadão e usuário. Ruídos, poluição, poluição sonora, estresse, exposição a temperaturas elevadas e até agressões físicas são algumas das situações que podemos verificar nesses casos. Todos esses problemas são causados ou agravados frente à isso e devem ser levados com seriedade, para que não causem danos maiores no futuro.

Solução e remediação

Para a solução desse problema, temos algumas sugestões que podem se não solucionar, pelo menos, suavizar o caso.

- Investimento em transporte coletivo: Talvez o mais importante e necessário à se fazer é o investimento correto em meios de transporte coletivo. Com um transporte coletivo de qualidade o número de motoristas, e consequentemente de carros, tende a diminuir e o trânsito fluir com mais qualidade.

- Adequação das vias para o tráfego atual:  Reformar algumas(a maioria) das vias de tráfego do país se faz necessário quando podemos perceber que elas já não suportam o fluxo de veículos atual. Com projetos ultrapassados e estrutura mal conservada, elas servem também como um agravante dessa situação.

- Educação dos cidadãos: Partindo do princípio da Cidadania, vemos que cada cidadão deve fazer sua parte para que, assim, possa exigir e cobrar seus direitos. Ser cidadão é ter respeito pelo seu território e seu município, diferente do que vemos nos dias de hoje. Educação no trânsito é necessária e deve ser passada como uma lição de cidadania.







quarta-feira, 2 de maio de 2012

O Engenheiro Civil e o seu perfil

Você, estudante de engenharia ou admirador da profissão, já se perguntou qual a função e o perfil do Engenheiro Civil ? Essa é uma questão importante, pois dita se determinadas pessoas têm ou não afinidade com a profissão.

Da questão profissional

Se frisarmos somente a questão profissional do ramo, o Engenheiro Civil é o responsável por projetar, calcular, executar e fiscalizar as obras referentes à construção civil, englobando as mais diversas áreas. Um profissional de Engenharia Civil tem atribuição para, de acordo com sua formação, ser o responsável por obras com finalidades e proporções diversas. Alguns ramos são diferentes dos outros e necessitam de um estudo mais aprofundado ou de uma experiência maior, de acordo com a ambição do profissional. Um Engenheiro Civil responde por obras, por exemplo, de:

- Saneamento básico;
- Residenciais;
- Comerciais;
- Geotécnicas.

Da questão social

Como um profissional que exerce função importante no desenvolvimento ecônomico das cidades, o Engenheiro Civil tem também importância social relevante. O Engenheiro civil é o responsável por projetar e executar obras que interferem de maneira significante na vida dos cidadãos. Obras essas de mobilidade urbana, desenvolvimento social, ascensão econômica e outras, que resultam em mudanças agudas - ou não - na vida dos habitantes. De acordo com as projeções e necessidades de um determinado local, o Engenheiro deve se conscientizar que seu trabalho interfere no cotidiano de uma cidade, de um bairro, ou de uma rua, devendo assim ter noção que sua profissão deve ser executada com maestria e responsabilidade.

Considerações

Diante dos fatos apresentados e dos demais conhecimentos adquiridos ao longo da vida, você estudante ou profissional de Engenharia deve se conscientizar que todos os seus trabalhos refletem diretamente na sociedade e, por isso, deve ser dotado de ética e coerência. Ser um Engenheiro é ter grandes responsabilidades, mas também ter grandes poderes. Poderes esse de execução, projeção e raciocíonio diferenciados.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Bem vindos de volta!

Leitores do blog, como puderam perceber, estivemos ausente e sem postagens por um determinado tempo. O blog é constituído de estudantes(e para estudantes) e por isso a demanda de horário não é favorável. Quanto à isso, nos desculpamos pelos leitores que vieram e, de algum modo, não conseguiram saciar sua fome por leitura. O Blog Reformar informa que, após esse tempo, voltamos com tudo e com idéias recicladas e mais conhecimento adquirido!

Obrigado pela compreensão e sejam bem vindos de volta,

Blog Reformar.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Concreto: um material, diversas funções, importância incalculável.

O Concreto é um dos materiais mais importantes na construção civil.

Os romanos foram os primeiros a usar uma versão deste material conhecida por pozzolana. No entanto, o material só veio a ser desenvolvido e pesquisado no século XIX.

É constituído por areia, água, cimento e pedra. Esses materiais são encontrados a preços diversificados, de acordo com a região, mas sempre acessíveis.

O Concreto constitui as estruturas, sendo assim, associado aos "sistemas construtivos".

O concreto é um material com boa resistência à compressão. Resistências de 200Kgf/cm2 (20MPa) a 500Kgf/cm2 (50MPa) são as resistências de obras.
Porém, em um contraste a boa resistência à compressão, o concreto tem uma baixa resistência à tração. Em uma relação das duas, a resistência à tração equivale a aproximadamente 10% a da compressão.

Como um material de propriedades tão diferentes a compressão e a tração, o comportamento do concreto pode ser melhorado aplicando-se a protensão(compressão prévia) nos locais onde as solicitações geram tensões de tração.

Concreto Armado


O Concreto em si, é um material com resistência à compressão. Mas, como já dito, tem uma baixa resistência à tração, e para uma melhora no desempenho, pode-se receber Armaduras Metálicas, virando assim o Concreto Armado.

Para obter um concreto de qualidade, avaliado de acordo com sua finalidade, devem ser efetuadas com precisão as operações básicas de produção do material, que podem influenciar nas propriedades do concreto.

As operações que devem ser seguidas passo-a-passo são as seguintes:

  • Dosagem: Estudo empírico ou não que indica as proporções e quantificações dos materiais componentes da mistura, a fim de obter um concreto com determinadas características previamente estabelecidas.
  • Mistura: Dar homogeneidade ao concreto, isto é, fazer com que ele apresente o mesmo proporcionamento em qualquer ponto de sua massa sem segregação dos constituíntes.
  • Transporte: Levar o concreto do ponto onde foi preparado ao local onde será aplicado, podendo ser dentro da obra ou para ela, quando misturado em usina.
  • Lançamento: Colocação do concreto no local de aplicação, em geral, nas formas. Começa-se após 2 a 4 horas a "pega",(perda do abatimento e consequentemente endurecimento e ganho de resistência), dependendo da quantidade e do tipo de cimento.
  • Adensamento: Espalhamento e conformação do concreto, procurando eliminar o ar aprisionado, além de preencher totalmente as formas - ganho de resistência. Usa-se vibrar o concreto com vibradores mecânicos, devendo-se evitar o excesso ou pouca vibração.
  • Cura: Conjunto de medidas com o objetivo de evitar a perda rápida de água(entenda "Evaporação") pelo concreto nos primeiros dias, água essa necessária para reação de hidratação dos constituíntes da pasta de cimento. Existem diversas formas para cura adequada do concreto, seja ela úmida, a vapor, química ou uso de material impermeabilizante, dificultando a saída de água. A cura inadequada pode ocasionar fissuras de retração plástica consequentemente maior permeabilidade e porosidade, assim menor durabilidade. Normalmente a resistência de projeto é atingida após vinte e oito dias da aplicação.
Estrutura de Concreto Armado

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Copa do Mundo Qatar 2022 : Estádios

          Enquanto o Brasil ainda corre com os preparativos para a Copa de 2014, o Qatar apresenta os projetos dos estádios que sediarão a Copa de 2022, a primeira Copa realizada em um país do Oriente. O Qatar se tornou anfitrião após superar com algumas polêmicas a candidatura de Japão, Coréia do Sul, Austrália e Estados Unidos. A moderna e luxuosa arquitetura do país agora é vista nos projetos dos estádios que poderão receber os jogos do evento oficial da FIFA. Veja a seguir as fotos:

  •Al-Wakrah Stadium

Complexo que cerca projeto do Al-Wakrah Stadium será um dos principais do projeto do
Qatar para receber o Mundial.

•Doha Port Stadium

 Doha Port Stadium tem uma das vistas mais bonitas entre os projetos do país
 e faz referência à sua localização, sendo projeto em forma de um animal marinho

  
Vista Doha Port Stadium que aposta no show de luzes para encatar os visitantes.



 •Umm Slal Stadium

 Umm Slal Stadium leva conceito arquitetônico moderno, inspirado nas belas fortalezas antiga
da região. Do lado de fora, força das luzes também promete ser atração para turistas

•Al-Shamal Stadium

Al-Shamal Stadium será erguido em forma que homenageia os tradicionais "dhow", que
são barco de pesca locais do Golfo Pérsico


•Al Gharafa Stadium
Al Gharafa Stadium terá fachada composta por cores das bandeiras de todos os países participantes
 da Copa de 2022 para simbolizar união entre futebol, amizade, respeito e compreensão


•Al-Khor
Projeto do Al-Khor visto de cima impressiona pelo grandiosidade e ampla área externa de estacionamento

•Qatar University Stadium 

Vista aérea do Qatar University Stadium, projetado próximo a área residencial

•Sports City Stadium
 
Desenvolvido com base na tradicional arquitetura árabe, Sports City Stadium é bem localizado
e quer ser palco de importância no Mundial de 2022

•Arena Al-Rayyan 

Arena Al-Rayyan será projetada para ter uma fachada externa de mídia, que prevê visualizações
 de notícias, anúncios e demais informações sobre esportes em tempo real










 

Créditos: Portal Terra.