sexta-feira, 8 de abril de 2011

ARQUITETURA x ENGENHARIA CIVIL

Criação do "CAU".

Desmembramento, voz ativa e recuperação de um espaço então perdido. Esses são os argumentos usados para a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o CAU.
Um conselho de uma classe profissional serve para, primordialmente, defender seus direitos e exigir seus deveres éticos. Atualmente os Arquitetos e Urbanistas constituem também o CREA,Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (O que é o CREA?), conselho este muito abrangente e ,em certos pontos, frágil.  Fragilidade essa visivelmente relacionada a sua alta abrangência. O CREA é constituido por  profissionais de arquitetura e urbanismo, agronomia, geologia, e TODAS as engenharias, dentre outros ramos.

Por que criar o CAU? 

O CAU vem com o intuito de representar a classe dos Arquitetos e Urbanistas, que alegam ser prejudicados com a distribuição das atribuições no exercício profisisonal. Em seu texto do seu projeto está prevista a possibilidade de serem consideradas como de atribuições privativas profissionais de arquiterua algumas das que atualmente são dos Engenheiros Civis. Atricuições essas relacionadas a área de Edificação e comuns na formação de ambos. Isto poderá ser considerado mediante resolução do CAU/BR. Com um conselho próprio os Arquitetos e Urbanistas poderão obter mais êxito em suas reivindicações, juntamente com o auxílio da Lei 12.378/2010, que regulamentaliza essas atribuições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário