Sem dúvida nenhuma a Copa do Mundo 2014, que será realizada no Brasil, e todos os seus preparativos são o assunto do momento. Para receber um evento esportivo de grande porte como esse necessita-se de uma demanda política e econômica muito mais apuradas que o comum. Essa demanda é controlada com a criação de comissões a agências que gerenciam os andamentos da preparação para a Copa do Mundo.
Estádios, hotéis, estradas e, talvez, o mais importante de todos os componentes para um boa realização do evento: Aeroportos de qualidade e que atendam a alta demanda de temporada.
- Mas por que os aeroportos são tão importantes para a realização da Copa ?
Simplesmente pelo fator predominante para um País sediar uma Copa do Mundo: o avanço do turismo e o ''gasto'' dos estrangeiros no território nacional. Estrangeiros-turistas que são, sem sombra de dúvida, os principais alvos do mercado que englobará o evento. E como esses turistas chegam ao nosso querido Brasil? Pelos Aeroportos Internacionais, claro.
Nove aeroportos não terão suas obras concluídas no tempo necessário.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicasa - Ipea (Saiba mais aqui.), nove dos treze aeroportos que recebem investimentos para reforma não ficarão prontos para receber os turistas da Copa do Mundo FIFA 2014. São eles os aeroportos das cidades de Guarulhos, Brasília, Salvador, Porto Alegre,Campinas, Fortaleza, Manaus, Cuiabá(Várzea Grande) e Confins (MG). As exceções que são dados como certa sua conclusão são o do Galeão(RJ) e o de Recife. Os outros dois aeroportos tem uma situação no mínimo interessante: Segundo responsáveis pela reforma do Aeroporto de Curitiba o terminal estará com totais condições de receber vôos ''se tudo der certo" em Junho de 2014. Data que coincide com as prévias do ínicio do evento. O outro aeroporto com situação curiosa é o de Natal(RN) que não tem nem data de previsão para a conclusão da construção, por se tratar de um aeroporto que ainda será erguido.
Conforme o plano de orçamento da empresa que é responsável pelos aeroportos, a Infraero, serão gastos aproximadamente R$1,3 bilhão anualmente com os 13 terminais num período entre 2011 e 2014.
Segundo o mesmo estudo, cerca de 10 desses terminais irão operar com a capacidade violada. Ou seja, avançarão os 100% de capacidade de recepção de vôos, o que culmina com possível má qualidade de serviço nos mesmos.
Responsáveis diretos já admitiram a possível precariedade do serviço prestado.
O ministro dos esportes, Orlando Silva recentemente admitiu que os aeroportos são os principais problemas enfrentados pelos gerentes de preparação para a Copa. Outras figuras notáveis, como Pelé e o presidente da CBF Ricardo Teixeita, também entraram em um consenso sobre o problema nos terminais brasileiros.
Um dos responsavéis pela pesquisa também se pronunciou sobre o fato:"Eu acho que tem que ser trabalhada uma segunda opção. A segunda opção parece ser os terminais provisórios", disse um dos autores do estudo, realizado pelo Ipea.
Situação em alguns aeroportos chega a ser crítica
Em alguns aeroportos a situação realmente merece um olhar mais cuidadosa. Um bom exemplo é no Aeroporto Internacional Marechal Rondon. O aeroporto se situa em Várzea Grande, mas é taxado como de Cuiabá talvez por se tratar da capital e pelo fato das duas cidades serem uma conurbação(saiba mais aqui). Conforme a seguinte reportagem da TV Centro América, filial da Rede Globo, um dos pontos de check-in teve seu 'teto' comprometido, o que resultou em um tremendo desconforto aos que circulam pelo local;
Reportagem Completa:
Parte do teto desaba e fere passageiro no Aeroporto Marechal Rondon
Créditos TV Centro América
Questões ambientais atrapalham a reforma do aeroporto de Confins, em Minas Gerais
Aeroporto de Confins tem Licitação suspensa pela Justiça Federal. As autoridades afirmam que não foram realizados estudos de impacto ambiental sobre as reformas das pistas do aeroporto. O terminal se encontra em uma das mais importantes Áreas de Preservação Ambiental(APA) do País, a APA Carste Lagoa Santa.
Aeroporto de Confins, Minas Gerais.
Reportagem do jornal "Estado de Minas":
Justiça Federal suspende licitações para reforma do Aeroporto de Confins
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NOTA DO AUTOR
Por se tratar de algo público e que envolve dinheiro de impostos e de nós contribuintes me dei a liberdade e me senti no dever de expressar minha opinião sobre o fato apresentado.
Ao assumir a responsabilidade de realizar algo tão importante como a Copa do Mundo, o Brasil tinha a noção da cobrança e dos perigos que uma má gestão poderia trazer. Muito dinheiro público é usado em obras assim, e o mínimo que podemos exigir é transparência no andamento das obras. Não vimos isso também. Pouco se faz e muito se gasta com esses gestores pífios e mandraques que estão a frente do comando para a Copa do Mundo. Ao que se parece, ao invés de aeroportos veremos diversos "puxadinhos" que nos envergonharam e que serão incapazes de suprir as necessidades do evento que envolve 32 países, incluindo o país sede.
Em Cuiabá, a AGECOPA - Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal 2014 - já deu uma aula de como se gastar dinheiro público em vão. Gastos esses sem licitação alguma diga-se de passagem. Em apenas 2 MESES a Agência gastou aproximadamente R$1 milhão, entre reformas na sede, consultoria e alugueis de automóvies Critöen C4 pallas para todos diretores.
Em 2009 o Comitê Pró-Copa gastou R$500 MIL na elaboração do projeto do Estádio Governador José Fragelli. Projeto esse que foi rejeitado pelo comitê FIFA. Outro projeto elaborado pelo Comitê Pró-Copa teve o gastos de, pasmém, R$ 14 MILHÕES (leia mais).
Um acumulo de problemas, isso se ignorarmos também a recente troca de poder.
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E VOCÊ, O QUE ACHA SOBRE O ANDAMENTO DAS OBRAS DOS AEROPORTOS PARA A COPA DO MUNDO?
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