terça-feira, 26 de abril de 2011

CINGAPURA: UMA ESTRUTURA SOCIAL DISTANTE DA REALIDADE BRASILEIRA.

  
   O cenário mundial hoje ganha um coadjuvante considerável. País antes esquecido, Cingapura se torna destaque na sociedade pela estrutura econômica estabelecida nos últimos anos. Geograficamente pequena, Cingapura mesmo não possuindo atividades econômicas baseadas em recursos naturais, retêm a 4ª maior economia do mundo. Assim é fácil ser o país com maior numero de milionários do mundo, dotado de uma organização impecável . Isso nos mostra como o investimento social é primordial para solidificar sua estrutura.

Conjunto habitacional público em Cingapura

Claro que quando falamos de Cingapura, estamos falando hoje de um poder econômico muito grande centrado na mão de poucos. Mas os investimentos sociais dotados de uma tecnologia de engenharia de primeiro mundo são um atrativo para os visitantes, além de uma base educacional e disciplinar invejável a qualquer país de primeiro mundo.
   Hoje, cerca de 90% da população de Cingapura mora em casa própria, mostrando que a erradicação da pobreza foi o primeiro passo para obtenção dos resultados que o pais apresenta hoje. Assim o governo construiu apartamentos para a população que se residia em favelas. A caráter social, podemos comparar o projeto das COHAB’S brasileiras com o projeto de um conjunto habitacional situado na região. Esse projeto, maior do mundo, constitui em 7 torres de prédios que ao todo formam 1800 apartamentos. Apartamentos com características de classe media, 3 quartos, amplo para um projeto popular do governo, que financia com tempo ilimitado o pagamento do imóvel, podendo até ser pago pela sua próxima geração. E quanto as COHAB’s brasileiras? Além de ser desorganizado, o setor responsável pela habitação no Brasil é cheio de problemas, e até escândalos recentes anunciados pelos meios de comunicação.(Cingapura/Globo repórter- Video)
Podemos até ressaltar que o Brasil é um pais que não teve uma organização social, que demorou a participar ativamente do cenário econômico mundial, que possui uma área geográfica e população maior que a de Cingapura, mas não deixamos de observar, que a mesma cresceu nos últimos anos, aquilo que o Brasil que é “INDEPENDENTE”(ironia) desde 1822, não conseguiu. Preparar uma estrutura educacional e estrutural que oriente a população e a ampare, que dê suporte com o básico para todos, para assim pensar no futuro.  Isso o Brasil não fez. Cingapura sim. Pra ter uma idéia, as escolas publicas ministram para crianças aulas de economia, onde elas possam desde pequenas entender o próprio orçamento, e do valor que o dinheiro realmente tem sobre ela.  É uma comparação um tanto desigual mas não impossível. Ambos países colonizados, ambos tardaram a se independer, mas tiveram um nível de organização muito diferente. Chega ser um equivoco comparar o IDH dos dois países, a taxa de alfabetização, o PIB. Mas isso mostra o tanto que organização independente das características sociais, depende de uma política limpa voltada para o social.
   Analisando o fator recursos naturais, é visível que esse seja o maior problema da região que importa água a muito tempo. O governo até criou um sistema de barragens em volta da ilha que faz a troca da água salgada pela água doce da chuva, o que ajuda temporariamente. Aí  se chega a um fator favorável ao Brasil, recursos naturais. Um pais que tem uma das maiores reservas de água potável do mundo, que é capaz de gerar energia limpa, por que temos esse favorecimento natural. É triste ver que mesmo com tantos favorecimentos da natureza, só se acordou agora. Enquanto isso Cingapura continua girando com sua roda da fortuna, uma roda gigante que eles crêem um certo misticismo. E o Brasil fazendo reportagens daquilo que aos olhos do brasileiro é uma utopia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário