segunda-feira, 4 de abril de 2011

MANUAL DO CALOURO #2

Da Ilusão e Dedicação: os extremos da Engenharia.
   Caros calouros que escolheram se aventurar no mundo da engenharia, há um aspecto  que gostaríamos de compartilhar com vocês . Talvez o maior contraste visível nos primeiros semestres do curso, que vai da mais infeliz ilusão, a extrema dedicação, característica de um bom acadêmico.
   O curso de Engenharia Civil, assim como demais cursos da engenharia, tiveram um ápice  significativo nos últimos anos. O que valorizou o curso, tanto a nível profissional, quanto a financeiro.  O que nos intriga, é que esse grande “BOOM” do mercado de trabalho, com motivações extras como Copa do Mundo 2014, Olimpíadas, trouxeram não só um grande prestigio a profissão, mas também uma ilusão cada vez maior de acadêmicos descompromissados.  E como isso é visível.
   Como dito no post anterior, é necessário que o ingressante em um curso superior, tenha no mínimo uma afinidade de conhecimento com o curso. Quantos entram sem saber fazer as operações básicas da matemática, e mesmo assim estão com uma visão lucrativa da área? Muitos.  Quantos desses se tornam engenheiros? Poucos.  O mundo é capitalista por si só, fato. Mas a escolha da profissão, vem do comprometimento do acadêmico com a mesma.
   O curso de Engenharia tem uma certa continuidade, onde o conteúdo que você assimilou em um semestre será utilizado no decorrer do curso, nas matérias subseqüentes.  Assim, por exemplo, você precisará nas matérias de calculo, ter domínio sobre funções, para assim conseguir fazer limites, para derivar e integrar. Depois, aplicar as integrais em entropia, matéria de Física II, Lei de Gauss  em Física III, etc.  Ai que está o grande diferencial do aluno, onde os bons permanecem.  Aí está o grande fator de desistência do restante, onde a matemática se torna um fator justo nesse momento.  E isso é bom, mesmo que o Brasil forme um numero bem inferior de engenheiros do que precise, se instaura um padrão de qualidade. Ou seja, melhores acadêmicos, melhores notas no ENADE, melhores instituições de ensino, melhores Engenheiros.  Por isso quem pode fazer esse diferencial, é só VOCÊ, caro leitor. Mude esse contraste.
   "Na Odisséia da Engenharia, nem todos regressam como heróis".


2 comentários:

  1. Muito bom o blog.. continuem assim. No começo a Engenharia é muito desgastante. Sinto isso na pele pois sou terceiro semestre. Mas a vontade de realizar meu sonho e de ser útil de alguma forma à sociedade como engenheiro e contribuinte para o desenvolvimento é o que fala mais alto e me faz superar as dificuldades e seguir no curso. Parabéns a todos nós que estudamos Engenharia.

    ResponderExcluir
  2. Belas Palavras! "O Sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo".

    ResponderExcluir