quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cálculo Diferencial e Integral: Realmente importantes?

SIM!




Derivar, Integrar, Calcular Limites, tender ao infinito...


Ao ingressar no curso de Engenharia Civil, imagina-se que logo de cara o seu enfoque será em cálculos de pontes gigantes, em projetar arranha-céus, fazer cálculos e mais cálculos em estruturas variadas.
Para conseguirmos entender essas matérias mais complexas precisamos, no início da graduação, trabalhar mais um pouco nossa base matemática. É comum vermos entre os populares "calouros" as seguintes questões:


- Precisamos mesmo estudar Cálculo Diferencial e Integral?


- Vetores são assim tão importantes?


- Derivar, Integrar, Tender ao infinito, são de real importância para nosso curso?

E para uma resposta geral: Sim. É necessário evoluir nossas técnicas de cálculo.

Ao começar-mos a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral criamos outras noções do que é a matemática na Engenharia. Claro que precisamos de uma base matemática um pouco apurada com noções de trigonometria e álgebra simples(matérias vistas normalmente em disciplinas como pré-cálculo).

Nessas disciplinas aprendemos coisas fundamentais como, por exemplo, a Derivada. A derivada consiste em um técnica de cálculo da variação instantânea de uma função. Aplicamos a derivada em matérias como a Física. E, seguindo o dominó, aplicamos a física em "X" matérias durante o curso.

Normalmente a Derivada é apresentada aos discentes já na disciplina de Cálculo I, logo após as noções de Limite. Já com essas técnicas dominadas, vê-se as "diferentes" Integrais. As primeiras integrais, ou integrais primitivas, consistem em nada mais do que "anti-derivar". Daí vem o nome de Anti-derivadas. Posteriormente estudamos integrais definidas, por partes, de área, volume, Teorema Fundamental do Cálculo entre outras peculiaridades.

Dica bibliográfica


É de grande valia alertar que, para podermos tem um resultado melhor em nossos estudos, precisamos recorrer às ferramentas cabíveis para cada dúvida.
Neste caso específico, tive o cuidado de buscar uma referência bibliográfica que talves pudesse ajudar quem está com dúvida nesses aspectos matemáticos.

O livro recomendado é:

Matemática Elementar: Fundamentos da Matemática Elementar - 3ª edição.


Autores: Gelson Iezzi, Carlos Murakami, Nilson José Machado.


Editora: Atual Editora Ltda.


Nota: O livro traz, de forma detalhada e didática, os ensinamentos à cerca de Limites, Derivadas e Integrais. De forma correlacionada. Começa seu conteúdo tratando as funções, que são de suma importância para o entendimento. O livro tem 426 problemas entre exercícios propostos, resolvidos e testes de vestibular.


Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário